quarta-feira, 15 de abril de 2009

Atividade Relâmpago

Utilizando o site de busca www.google.com.br, prepare por escrito em uma folha que deve ser entregue ao professor que estiver acompanhando a turma, as informações obtidas sobre as seguites curiosidades dos Estados Unidos e Inglaterra:

a) Quem foi "Tio Sam"?
b) Detalhes sobre o"Big Ben", monumento inglês
c) Quando, como, por quem e por quê foi construído o Monte Rushmore nos EUA?
d) Quais os países que formam o Reino Unido. Fale um pouco de cada um deles.
e) Quantos e quais são todos os estados pertencentes aos Estados Unidos da América?

Observações:

1. O texto pode ser escrito em português e deve ser o mais completo possível. Sem abreviações e em letra legível.
2. Se precisarem traduzir algo, utilizem o tradutor on-line: Tradutor On-Line
3.. O trabalho pode ser feito individualmente ou em dupla.

Dicas para todos

Dicas de Pesquisa para todos

·         Quando for pesquisar sobre qualquer assunto, o site de buscas mais usado e talvez o mais completo é http://www.google.com

·         Você deve digitar o nome do assunto que quer pesquisar e aparecerá uma grande lista com as opções, escolha uma delas e boa pesquisa!

·         Para obter imagens (fotos, ilustrações, mapas, etc), você deve clicar na página do Google na aba IMAGENS. Então as opções que aparecerão serão imagens que você poderá salvar ou imprimir

Trabalhos do Ensino Fundamental - 1º Trimestre

6ª série

1.       Conseguir um mapa do Reino Unido.

2.       Após definido em sala de aula, cada grupo pesquisará um país (ou território ultramarino) específico e obterá as seguintes informações:

3.       Mapa do país ou território ultramarino

4.       História do país ou território ultramarino

5.       Capital e principais cidades

6.       Economia do país ou território ultramarino

7.       Principais pontos turísticos

8.       Folcore (Alimentação, roupas típicas e danças)


7ª série

1.       Conseguir um mapa dos Estados Unidos da América.

a)      Após definido em sala de aula, cada grupo pesquisará um estado americano específico e obterá as seguintes informações:

b)      Mapa do estado

c)       História do estado

d)      Capital e principais cidades

e)      Economia do estado

f)       Principais pontos turísticos

g)      Folcore (Alimentação, roupas típicas e danças)


 8ª série

1.       Para compreender a influência da língua inglesa no mundo de conseguir um Mapa Mundi, destacando os países onde a língua inglesa é o idioma oficial.

2.       Após definido em sala de aula, cada grupo pesquisará um país específico e obterá as seguintes informações:

a)      Mapa do país

b)      História do país

c)       Capital e principais cidades

d)      Economia do país

e)      Principais pontos turísticos

f)       Folcore (Alimentação, roupas típicas e danças)


 DATA DE ENTREGA: Última semana de Abril. EM CASO DE ATRASO, haverá perda de 50% da nota.



terça-feira, 14 de abril de 2009

Orientações para elaboração de trabalhos

Estas orientações são úteis a todos os alunos e para a elaboração de trabalhos de qualquer matéria, não apenas das minhas.

REGRA GERAL

1)     Mesmo que não seja exigido que você faça uma capa, os trabalhos digitados ou não, têm que conter algumas informações obrigatórias:

Colégio Municipal Theóphilo Sauer

Nome do(s) Aluno(s) – Turma – Data

Nome da disciplina e do professor

Título do Trabalho

2)      Estes dados vêm na capa ou no cabeçalho da primeira folha. Muitos esquecem de pôr o próprio nome no trabalho, porque fazem de última hora e ficam sem nota.

3)      Nomes de participantes em trabalhos em grupo, que notadamente são colocados de última hora, são desconsiderados pelo professor e não recebem nota.

4)    Coloque sempre ao final do trabalho a fonte de pesquisa. Se foi livro (nome do livro, autor, editora) se for revista (título do artigo, autor, nome da revista), se for da internet, especifique o site de onde extraiu as informações, não coloque apenas internet ou google.

5)    Todos os trabalhos devem ser grampeados (exceção óbvia aos enviados por e-mail) e entregues na sala de aula  até a data limite determinada.


    PESQUISAS NA INTERNET E/OU TRABALHOS DIGITADOS

1)      Sempre salvar arquivos de texto com terminação *.doc ou *.rtf ou *.txt. Qualquer outra terminação impedirá a abertura do arquivo em um computador que não tenha o BROffice ou qualquer outro programa editor de textos.

b)      NUNCA salve em Disquetes. Eles são muito instáveis. Salve em CD ou envie por e-mail (se o professor permitir).

3)      Ao salvar use seu nome, turma e a disciplina do trabalho como nome do arquivo. Por exemplo: jose-181-inglês.doc ou Jose_181_ing_paises.txt ou jose181-ingles_eua.rtf

   Isso facilita a localização do arquivo por você mesmo depois e facilita ao professor que receber o arquivo pela internet a identificar o autor, turma e assunto.

e)      Quando for enviar um arquivo por e-mail, tenha certeza que ele está anexado à mensagem e no campo assunto coloque também seu nome, turma e a que se refere o trabalho. Ex.: José – 181 – Trabalho sobre a Inglaterra.

f)      Torne seu trabalho mais valioso, inserindo imagens que reforcem o assunto que está tratando.

6)      Existe um padrão para o tamanho da fonte (letra) usada. Não importa se é na capa ou no interior do trabalho, use sempre a fonte em tamanho 12. Se quiser destacar alguma palavra ou frase, use o negrito, o sublinhado ou o itálico.)7)      Ao copiar e colar, verifique que não esteja indo nada que não tenha a ver com o tema do trabalho.


TRABALHOS ESCRITOS À MÃO

1)      Capriche na caligrafia. Nem todos os professores fizeram curso para atendente de farmácia ou para arqueólogo.

      2)      Seja asseado. Folhas sujas ou amassadas causam uma péssima impressão e diminuem sua nota.

      3)      Cole figuras que tornem seu trabalho mais completo.